historia
Revolução Russa
Rússia - Antes
Antigamente, na Rússia, o poder estava nas mãos de um czar, que tinha poder absoluto. Esse regime czarista era comandado por czares que durou até a Primeira Guerra Mundial. Se baseava na nobreza rural (aristocracia) e na Igreja Ortodoxa, que apoiava o regime. O Império czarista envolvia vários povos como ucranianos, finlandeses e etc.
Nessa época, a maior parte da população era composta por camponeses que se encontravam numa situação decadente. A Rússia se encontrava com uma economia atrasada e dependente da agricultura, e só começou a se industrial a partir do ano de 1984, no governo de Nicolau II, que procurou facilitar a entrada de capitais estrangeiros para promover a industrialização do país. Com esse início de industrialização, formou-se uma nova classe operária, que recebia salários miseráveis, eram submetidos a jornadas de trabalho de 12 a 16 horas diárias, não recebiam alimentação e trabalhavam em locais imundos, sujeitos a doença. Nessas condições, as ideias socialistas marxistas encontraram um lugar apropriado para a sua difusão.
Partido Operário Social-Democrata Russo
Com a difusão do Marxismo na Rússia, sugeriu o Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), que em 1903 foi dividido em: - Bolcheviques (majoritário): eram liderados por Lênin e acreditavam que os trabalhadores só chegariam ao poder por meio de lutas revolucionárias, ou seja, através da força. - Mencheviques (minoritários): eram liderados por Martov e acreditavam que os trabalhadores poderiam chegar ao poder normalmente participando das atividades políticas, ou seja, por meio de reformas e não de revoluções.
Movimento Revolucionário de 1905
Em 1905, ocorreu um movimento revolucionário decorrente da ampla insatisfação social e teve, como fator desencadeador, derrota da Rússia frente ao