Motor Elétrico
A corrosão é um processo que ocorre nos metais pela interação destes a um meio de exposição e assim causando perda de material deste metal em uma certa região ou como um todo.
Corrosão metálica é a transformação de um material metálico ou liga metálica pela sua interação química ou eletroquímica num determinado meio de exposição, processo que resulta na formação de produtos de corrosão e na libertação de energia. Quase sempre, a corrosão metálica (por mecanismo eletroquímico), está associada à exposição do metal num meio no qual existe a presença de moléculas de água, juntamente com o gás oxigênio ou íons de hidrogênio, num meio condutor.
O ferro e o aço enferrujam quando são expostos à umidade e o metal sofre uma corrosão gradual. A ferrugem forma-se a partir de uma reação química entre o metal, o oxigênio do ar e a água, que se tornou ligeiramente ácida por causa da sujeira e da poeira. O ferro e o aço não enferrujam se forem protegidos dos efeitos combinados do ar e da água, consistindo a maioria das medidas preventivas em dar essa proteção ao metal.
Como evitar que seus objetos enferrujem
- Pinte o mais depressa possível as superfícies de ferro ou aço que precisem de uma nova pintura. Comece por limpar a gordura com álcool puro e deixe secar o metal. Depois dê uma demão de subcapa para metal e uma de tinta esmalte. A tinta protege o metal do contato com o ar e a água. Retoque todos os riscos na pintura antes de o metal enferrujar.
- Proteja as superfícies metálicas que não podem ser pintadas - por exemplo, as de ferramentas manuais - com uma camada fina de óleo ou lubrificante; renove-a regularmente.
- Coloque cristais de sílica-gel nos armários metálicos pequenos (não surtem efeito nos espaços grandes) para protegê-los da umidade. Os cristais absorvem a umidade do ar, mas de vez em quando têm de ser secos para se manterem eficazes.
Hoje em dia, muitas ferramentas e aparelhos são feitos de materiais que