historia
História
29 de Maio 2012
A ORIGEM DAS FEIRAS
A formação de excedentes de produção dos produtores acredita-se ser a principal causa da origem das feiras. E com as sobras de uns, contra as faltas de outros, é que houve a necessidade de intercâmbio de mercadorias, a princípio inter-grupos, sem a exigência de um lugar, onde a busca de se conseguir as mercadorias que necessitam é mais intensa. A existência das feiras foi uma solicitação natural de um ambiente que congregasse todos os produtos que se estivessem disponíveis para outrem; e, neste contexto, seria importante que se trocassem seus excessos em busca de outros produtos que não se houve condições de produzir. Com isto, verifica-se a importância das feiras para os tempos modernos
Feiras de Champagne
Segundo Souto Maior, as Feiras de tiveram a sua origem na idade média. Acredita-se que a formação de excedentes de produção pode ser a principal causa da origem das feiras.
Por se encontrar entre as rotas comerciais das ""Hansas"" (a Norte) e das rotas comerciais do Mediterrâneo (a Sul), Champagne, era no séc. XII, a zona onde o comércio mais se fazia sentir no território Europeu.
Para promover o comércio, eram tomadas medidas de paz no território circundante assim como se asseguravam os alojamentos e armazenamentos dos bens dos mercadores.
O sucesso das feiras de Champagne tem diversas razões: a sua situação geográfica, próxima de regiões economicamente ativas como Flandres, França, países germânicos do oeste e países mediterrâneos, também por ela acontecer durante quase todo o ano; o papel dos senhores protetores, a segurança dos mercadores, a garantia das operações mercantis e as isenções fiscais ajudaram a que essas feiras fossem, durante muito tempo, um grande sucesso.
Os mercadores das cidades italianas e flamengas habituaram-se a reunir nas feiras de Lille e Ypres, na própria Flandres.
Mais tarde, a partir de