Historia
Infância filho de Joâo Amado de Faria e dona Eulalia Leal ,Jorge Amado Leal de Faria nasceu na fasenda Auricídia em Itabuna (BA), jorge teve mais trêz irmãos jofre joelson e james.No ano seguinte ao seu nascimento,uma praga de varíola obrigou a família a deixar a fazenda e se estabelecer em ilheus onde viveu a maior parte da infância.
Adolecencia
Em 1918,já alfabetizado por sua mãe, jorge volta a Ilhéus pnde passa a frequentar a escola D.Guilhermina onde recebia casatigos fisicos com palmatória.No ano de 1922 a sua paixão por escrever o levou a criar um jornalzinho chamado “ A Luneta” que distribuia para seus parentes e vinhos.Nessa época jorge já estudava no colégio interno Antonio vieira em Salvador.
Ainda na escola Jorge escreveu uma redação que lhe rendeu muitos elogios de seu professor que o incentivou a continuar escrevendo. Dois anos depois Jorge foge do colégio onde seu pai o deixa, mas o plano não da muito certo já que quando chega à casa do seu avô ele o manda de volta.
Quando volta para o colégio Jorge conhece Adonias filho e dirige o jornal da escola, ”A pátria”. Pouco tempo depois funda o jornal “A folha” que fazia oposição ao primeiro. No ano de 1917 Jorge sai do regime de internato e vai morar no pelourinho onde consegue se primeiro trabalho como repórter policia no “Diário da Bahia”.
Carreira
Jorge amdo passou por varios jornais ate ir para o rio de janeiro em 1930 onde foi estudar direito la conhece vinicius de morais, otávi de faria e outros nomes importantes da literatura.
Aprovado entre os prmeiros da faculdade de direito ve seu primeiro romance ser publicado o “ pais do carnaval ’’ o livro foi um sucesso muito elgiado pelos criticos.
Em 1933 publica “ cacau ’’, em 1934 publica o livro “Suor”.em 1945 nasce sua filha eulalia fruto de