Xintoismo
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Cultura Religiosa
XINTOÍSMO
“Se nós invejamos os outros, eles por sua vez nos invejarão: o mal da inveja não conhece limites.”
Ingrid Alves da Rocha Cunha
Agosto/2013
Introdução
O trabalho que segue tem como finalidade, apresentar a religião Xintoísta, primeira religião que surgiu no Japão. Não se conhece seu fundador, e ao contrário das outras religiões não tem escrituras sagradas nem um código moral. Era considerada uma religião primitiva, onde acreditavam que Humanos eram inferiores à Natureza.
No decorrer do trabalho serão mostradas as características da religião, no que era baseada, sua ética, como encaravam a vida após a morte, e como o homem era visto.
Características Gerais:
História
Não tem uma data histórica para seu surgimento, nem mesmo quem foi seu fundador, só sabe-se que foi a primeira religião japonesa, somente passou a ser chamada de Xintoísta no século VI, para se diferenciar das demais crenças que surgiam no Japão. Pode ser traduzido como o Caminho para os Deuses, seria um estudo filosófico do espírito, da essência e da divindade.
É a religião nacional do Japão, que se constitui de crenças e práticas religiosas de tipo animista, ou seja, é relativo a pessoa que atribui todos os elementos do cosmo, a todos os elementos da natureza, a todos os seres vivos e a todos os fenômenos naturais.
O Xintoísmo está ligado fortemente com a Natureza, no sentido de que se propaga a proteção ao meio ambiente, através do culto aos elementos naturais. Também esta ligada a fertilidade e a heróis. Não existem escrituras sagradas, ou uma filosofia religiosa, muito menos um código de moral específico. Como os humanos se consideravam inferiores a Natureza, o propósito Xintoísta era trazer um senso de unidade reverenciando a Terra, harmonizando seu povo e ambiente natural.
A tradição do Xintoísmo envolve um conjunto de ritos