Historia
Esquimós são povos indígenas que habitam tradicionalmente as regiões em torno do Círculo Polar Ártico, no extremo norte da Terra, como o leste da Sibéria, o norte do Alasca e do Canadá e a Groenlândia.
A cultura esquimó, pouco conhecida e comentada, é considerada uma das mais amplas e uniformes do mundo. Vivem da Pesca e da caça, retirando a gordura de baleia, foca e urso para usar como alimento e combustível para seus trenós. Os esquimós costumam comer carnes cruas (de onde provém o nome esquimó – comedor de carne crua), inclusive o fígado cru da própria caça, sua única fonte de vitamina C. Os costumes são passados de geração para geração, inclusive as técnicas de caça e os comportamentos em sociedade, uma das tradições é compartilhar suas esposas com o visitante, ou a mulher mais alta socialmente da família era oferecida para fazer companhia para o visitante como presente de maior prestigio, porém ela tinha o direito de recusar. Como a recusa não ficaria bem para o anfitrião, este, para demonstrar respeito ao visitante, tinha que oferecê-lo outro presente no lugar. Fazem isso com a finalidade de confundir os maus espíritos em catástrofes ambientais e outras situações inesperadas.
Os esquimós se vestem com peles de animais, porém, ao contrário dos outros povos, eles usam a pele voltada para dentro, de forma a mantê-la mais próxima ao corpo e promover um aquecimento mais adequado. Para se cumprimentar, os esquimós tocam-se uns nos outros com a pontinha do nariz. O motivo? Eles recorrem ao nariz, pois é uma das únicas partes do corpo que não fica coberta de roupas. (ZAMPIERI, Ana Maria Fonseca - wikipedia.org) .
A cultura esquimó é a que inclui, em sua dieta, a maior quantidade de gordura. Ainda assim, os esquimós apresentam a menor taxa de doenças relacionadas ao consumo excessivo de gordura, pois só é consumida gordura insaturada, proveniente de peixes e focas. Atualmente os esquimós não pertencem a nenhuma nação, são nômades e conhecidos por