historia
NAQUET, Pierre Vidal. O mundo de Homero. São Paulo, Companhia das Letras, 2002, PP. 23-49.
Historiador, professor da École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, diretor do Centre Louis Gernet, fundado por Jean Pierre-Vernant, intelectual de renome internacional, Pierre Vidal Naquet é autor de numerosas obras sobre a Grécia Antiga e sobre História Contemporânea. Especialista em história da Grécia era filho de judeus massacrados pelos nazistas e desde cedo se engajou na denúncia de todo esforço para minimizar o holocausto. Quando a França meteu-se na Guerra da Argélia, nos anos 50, Vidal-Naquet publicou uma obra competente e corajosa: "A tortura na República", onde denunciava a violência das tropas francesas contra prisioneiros argelinos. Trabalho pioneiro sobre maus tratos de presos políticos, o livro comoveu o país. Pela primeira vez a prática da tortura era descrita sem falsos pudores, demonstrando o sofrimento de vítimas e o esforço das autoridades para encobrir os próprios crimes. Judeu interessado nos direitos de árabes, o exemplo de Vidal-Naquet é honroso e atualíssimo.
Pierre Vidal Naquet na sua obra O mundo de Homero em seu capitulo II, A historia e a geografia, logo de inicio questiona se a Guerra de Tróia realmente aconteceu , e afirma que os gregos da época clássica não tinham duvidas sobre a localização de tal cidade, mais tarde iria pertencer ao patrimônio romano. Segundo ele, nós a conhecemos por descrições, inscrições, e testemunhos arqueológicos, sobretudo pelo trabalho de Heinrich Schlieman. Para termos melhor conhecimento Tróia, devemos recorrer a Ilíada ou vasos gregos que representaram diversos episódios da guerra.
Naquet questiona e dá o seu parecer, se a civilização micênica afetada pela crise denominada pelos egípcios de “invasão dos povos do mar”, governada por um soberano absoluto, com plenos domínios sobre seu povo, é o mesmo mundo micênico descrito por Homero, visto não haver