historia
A LIDERANÇA DO ENFEFERMEIRO NO SÉCULO XXI HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO
Ao despontar do século XXI,nos deparamos com transformações rápidas,complexas e novas tecnologias,aumento demográficoacelerado e globalização. As organizações do futuro serão em grupos,redes,equipes interfuncionais,numa variedade que a pirâmide não mais será o desenho destas. As organizações de hoje,enfrentam cotidianamente inúmeras origens de competição e necessitam ter estruturas de organização mais flexiveis,voltadas as necessidades dos clientes e com adaptação para as mudanças. Na enfermagem brasileira,no cenário de trabalho hospitalar,é de competência do enfermeiro o gerenciamento da assistência de enfermagem prestada ao paciente,desenvolvimento de atividades administrativas, assistenciais, educativas e de pesquisa com objetivo de aprimoramento da prática profissional.
Mas o que acontece na prática,é o profissional desenvolver uma gerência mais direcionada para as necessidades do serviço,cumprimento de normas,rotinas,tarefas,exercendo o que é preceituado pela organização e por outros profissionais,primordialmente a equipe médica.
Esta forma de gerenciamento gera insatisfação na equipe de enfermagem e naõ atende as necessidades do paciente.
O enfermeiro deverá buscar uma forma de gerenciar inovadora,com uma gerência voltada par as transformações no que diz respeito a melhoria da assistência de enfermagem, e ainda buscar maneiras que possibilitem a satisfação da equipe em sua rotina de trabalho.
A liderança é antes oconhecimento de si mesmo e o do seu potencial,conhecimento da equipe,e das carcterísticas pessoais ,desenvolvimento de uma boa comunicação e das relações interpessoais.
O enfermeiro –líder do futuro,necessita vislumbrar cada um dos membros da equipe de enfermagem, vê-los como um ser único,possuidores de capacidades e dificuldades. Estar a par das necessidades e expectativas de cada membro da equipe de enfermagem,é um aspecto