historia e evolução da Havaianas
CURSO:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
HAVAIANAS
RUBENS TAVARES LOPES
Richard Ocampos Won
Lucas Krause
FOZ DO IGUAÇU – PR
2015
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho traz em seu escopo os aspectos relacionadosà marca Havaianas, breve histórico da criação da empresa e a solução encontrada pela empresa para vencer a concorrência e melhorar a posição da marca no mercado.
1.1 OBJETIVOS
1.1.2 Objetivo Geral
Demonstrar a utilização de Teorias Neoclássicas para reestruturação da empresa, para planejar e alcançar seus novos objetivos.
1.2.2 Objetivos Específicos
Relatar a visão da empresa diante da forte concorrência, aprimorando seu produto, criando novos modelos, expansão do público-alvo, divulgação em massa e ampliação de vendas para o comércio exterior para globalização da marca.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
A marca Havaianas foi criada em 1962, pela empresa multinacional São Paulo Alpargatas. A ideia da sandália foi inspirada na japonesa Zori, feitas de palha de arroz e madeira.
As primeiras sandálias lançadas não possuíam um atrativo visual, eram brancas com tiras e solas na cor azul, porém, tinham a vantagem de serem muito baratas. Diferente das primeiras réplicas que foram surgindo pela concorrência, o chinelo Havaianas tinha uma qualidade superior, não soltava tiras e não tinham cheiro. Em menos de um ano, já eram produzidos mais de 13 mil pares por dia.
Nos primeiros 30 anos no mercado, o público-alvoda Havaianas eram as classes econômicas menos favorecidas, que a compravam em mercados de bairro. Dessa maneira, o chinelo foi taxado como “de pobre”. Nas décadas de 70 e 80, inclusive, foi considerado como um item da cesta básica brasileira, devido a sua grande popularidade e necessidade no dia-a-dia.
Ganhou forte concorrência dos chinelos de PVC, liderados pela Rider (fabricados pela Grendene) no início da década de 90. As vendas começaram a despencar e foi necessário um novo posicionamento da