Historia e estetica da arquitetura
A ESCOLA DE CHICAGO
I. CONTEXTO HISTÓRICO DA CIDADE
A cidade de Chicago (EUA) surge a partir da instalação do Forte Dearbon em 1804. Este é destruído pelos índios e reconstruído em 1812. Em 1830, o povoado que se formou por ocasião do forte toma status de cidade. Esta é construída em sua maior parte por edificações em madeira, material disponível na região. Em 1871, já com 300.000 habitantes, a cidade de Chicago é completamente destruída por um incêndio.
A reconstrução torna-se muito intensa no período de 1880 a 1900. A antiga aldeia dá lugar a um moderno centro de negócios, com edifícios para escritórios, grandes magazines e hotéis, onde são experimentados novos sistemas de construção, a fim de melhor atender às necessidades do novo século e da sociedade industrial.
A cidade de Chicago em 1898 1
ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE E DA ARQUITETURA III O elevador de segurança a vapor chega a Chicago em 1864 Em 1870 chega o primeiro elevador hidráulico Em 1887 começa a difusão do elevador elétrico Também é inventado o telefone
II. A ESCOLA DE CHICAGO
Escola de Chicago é o temo que designa os diversos profissionais (para o nosso caso, especialmente os urbanistas, arquitetos e engenheiros) que trabalharam nesse contexto de ressurgimento de Chicago. Na primeira geração pós-incêndio, encontramos: William Le Baron Jenney (que foi o mais importante projetista desta geração); William W. Boyngton J.M. van Osdel
Também há inovações estruturais que permitem elevar a altura dos edifícios e aumentar os espaços de vidraças. Além disso, o concreto passa a ser usado nas fundações. Surgem os altíssimos edifícios para escritório com o esqueleto estrutural em ferro e aço. O arranha-céu passa a ser símbolo da arquitetura americana. Wright afirma que o arranha-céu é “um estratagema mecânico” para “multiplicar as áreas afortunadas tantas vezes quantas for possível vender e revender a área do terreno original”.