Historia natural da asma
História natural da asma em crianças: há remissão na adolescência?
Natural history of childhood asthma: do children outgrow asthma?
Tsukiyo Obu Kamoi 1; Nelson Augusto Rosário Filho 2; Loraine Farias1.
Serviço de Alergia e Imunologia Departamento de Pediatria UFPR
Unitermos: asma, história natural
Key words: asthma, natural history
Resumo
O objetivo do presente estudo foi verificar a influência de algumas variáveis clínicas no comportamento da asma, particularmente da idade, pois a doença parece ser mais freqüente na criança do que no adolescente e no adulto.
Foram avaliados os aspectos clínicos da asma em 2.948 crianças atendidas entre 1994-1997, no
Serviço de Alergia e Imunologia, Departamento de Pediatria, UFPR. Houve predomínio de pacientes do sexo masculino (1,8:1,0) e de formas leves da asma (54%). Não houve relação entre o sexo e a gravidade da doença. A distribuição da freqüência por faixa etária, mostrou que a asma é mais freqüente entre 1 e
3 anos de idade, com diminuição progressiva em direção à puberdade. Portanto, a asma se inicia na infância, com tendência à remissão próximo à puberdade.
Introdução
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, cuja prevalência está aumentando em todo o mundo1,4,19. Mudanças climáticas, aspectos de urbanização e industrialização, aumento na sensibilização a alérgenos inaláveis, fatores nutricionais e sócio-econômicos, agindo provavelmente em conjunto, corroboram para o aumento da prevalência da asma11.
Inquérito epidemiológico da asma em escolares de
Curitiba, por meio de questionário padronizado pelo
International Study of Asthma and Allergies in Childhood
(ISAAC ), mostrou prevalência de 15,7% em crianças entre 6-7anos e 11,6% entre os de 13-14 anos10.
A asma pode se desenvolver nos primeiros anos de vida, porém o diagnóstico correto muitas vezes não é feito nesta faixa etária. Há muitos eufemismos usados pelos
médicos