ASMA
Definição
- “doença inflamatória crônica das vias aéreas, na qual muitas células e elementos celulares têm participação. A inflamação crônica está associada à hiperresponsividade das vias aéreas, que leva a episódios recorrentes de sibilos, dispneia, opressão torácica e tosse, particularmente à noite ou no início da manhã. Esses episódios são uma consequência da obstrução ao fluxo aéreo intrapulmonar generalizada e variável, reversível espontaneamente ou com tratamento.”
Epidemiologia
- é uma das condições crônicas mais comuns que afeta tanto crianças quanto adultos
- problema mundial de saúde e acometendo cerca de 300 milhões de indivíduos
- Brasil, existam aproximadamente 20 milhões de asmáticos, se for considerada uma prevalência global de 10%
- As taxas de hospitalização por asma em maiores de 20 anos diminuiram em 49% entre 2000 e 2010. Já em 2011 foram registradas pelo DATASUS 160 mil hospitalizações em todas as idades, dado que colocou a asma como a quarta causa de internações
- mortalidade no país, entre 1998 e 2007, foi de 1,52/100.000 habitantes
Fisiopatogenia
- Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, na qual diversas células e seus produtos estão envolvidos.
-Entre as células inflamatórias, destacam-se os mastócitos, eosinófilos, linfócitos T, células dendríticas, macrófagos e neutrófilos.
-Entre as células brônquicas estruturais envolvidas na patogenia da asma, figuram as células epiteliais, as musculares lisas, as endoteliais, os fibroblastos, os miofibroblastos e os nervos.
- Dos mediadores inflamatórios já identificados como participantes do processo inflamatório da asma, destacam-se quimiocinas, citocinas, eicosanoides, histamina e óxido nítrico.
- O processo inflamatório tem como resultado as manifestações clínico-funcionais características da doença.
-O estreitamento brônquico intermitente e reversível é causado pela contração do músculo liso brônquico, pelo edema da mucosa e pela hipersecreção mucosa.