Historia moderna de portugal recensão
792 palavras
4 páginas
O tema sobre o qual eu efectuarei a recensão é Silva, Francisco Ribeiro da - O Porto e as Cortes no século XVII ou os concelhos e o poder central em tempos do absolutismo., retirado da Revista da Faculdade de Letras : História, série II, vol. 10, 1993, pag. 9-68, este tema visa estabelecer as relações de poderes existentes entre o Poder Central e o Poder Local, ou seja entre as Cortes, o Poder Régio e os Concelhos, os Procuradores e os Povos que estes representavam no Absolutismo do Sec. XVI. Em suma, dos canais existentes para estabelecer o diálogo entre o poder central e o poder local, numa época de absolutismo em que o poder Régio tentava resguardar-se de se tornar excessivamente absolutista, uma vez que o Rei dava sempre resposta às reivindicações concelhias expostas através dos Capítulos nas Cortes pelos Procuradores, sendo este o canal específico de diálogo entre os Concelhos e a administração central. Apesar do absolutismo vigente, o Rei tinha de dar “ouvidos” às exigências dos concelhos, para assim garantir a paz interna.
O artigo está dividido em capítulos, ao longo dos quais o autor vai explicando o papel de cada um dos agentes intervenientes e como se relacionavam entre si, a forma como os Procuradores eram eleitos, quem os elegia, que povos é que os procuradores representavam, o que eram capítulos e de que forma estes e particularmente os do Porto contribuíram para a política interna do Reino. Este tema está intimamente relacionado com o tema 3.2 do Programa – Os poderes do centro, os periféricos e os locais.
Como fontes o autor vai utilizar os Capítulos Especiais e Particulares levados às Cortes pelos Procuradores do Sec. XVI, mais particularmente os Procuradores eleitos pelo Concelho do Porto, as Cortes Seiscentistas e os motivos da convocatória. Vai também utilizar os Livros de Registos de Privilégios conservados no Arquivo Histórico da Câmara do Porto, Livros de Chancelarias Régias guardados no Arquivo da Torre do Tombo.
O autor vai