Historia medieval
ABORDAGEM HISTORIAGRAFICA DA IDADE MÉDIA
A ORDEM SOCIAL E AS CIDADES
FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ/UNIRIO
POLO CANTAGALO-2012
JOÃO SYLVIO CASPARY DE SOUZA
ABORDAGEM HISTORIAGRAFICA DA IDADE MÉDIA
A ORDEM SOCIAL E AS CIDADES
RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS PROPOSTOS NA PRIMEIRA AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA (AD) DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA- DISCIPLINA: HISTÓRIA MEDIEVAL
FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ/UNIRIO
POLO CANTAGALO-2012
QUESTÃO 1
Identifique e caracterize a abordagem historiográfica que alterou a concepção de Idade Média no século XX.
Res.:
A corrente historiográfica que alterou a forma de enxergarmos, de entendermos o período medievo foi a Escola de Analis, sendo esta uma corrente historiográfica que surgiu na França no decorrer do século XX e que teve em Marc Bloch e Jacques Le Goff os seus principais expoentes. Esta nova forma de compreender a história abriu um leque maior de fontes de pesquisas, que trouxeram a tona questionamentos anteriormente não abordados no estudo de temas históricos. Fontes historiográficas como o amor, o casamento, a infância, entre outras nos permitiram entender a história, e neste caso específico, a Idade Média através de um outro prisma, um prisma positivo, voltado agora para as inúmeras contribuições que a Idade Média proporcionou para a humanidade, tais como: a superação do escravismo, e a criação da escolástica e das primeira universidades. A partir desta nova visão, a idade média passa a ser então abordada, não como um período de trevas, e sim como um período produtivo e de grandes contribuições para a humanidade.
QUESTÃO 2
Identifique os dois pontos básicos da nova abordagem que o texto propõe discutir.
Res.:
Os dois pontos são o significado das Sociedades de Ordens e o papel desempenhado pelas cidades e o comércio na sociedade medieval.
QUESTÃO 3
Explique a afirmativa: “(...)a divisão da sociedade em três ordens não era uma realidade vivida e