historia educacao
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Acadêmico: RA:
1- Como eram as relações educativas antes da modernidade?
Forças produtivas simplificadas para agricultura, comércio rudimentar, subsistência do conhecimento para viver, produzir eram simples. Onde não havia à necessidade de uma escola para todos. A educação era de forma não sistemática, acontecia nas relações sociais (na vida). Intercâmbios familiares como estratégia educativa. O sujeito aprenderia: trabalhar, cultura, politica como sociedade estava organizada.
2- Quais demandas sociais a escola buscou responder em sua origem?
Primeiro a complexificação das forças produtivas: nova forma de produzir exige nova forma de educar. Necessidade de uma nova “moral” necessidade para enfrentar o poder da igreja. Via–se a escola de educação como arma ideológica ou politica. Preocupações com os marginalizados/órfãos, mendigos. Inserindo-os na produção. E também formar o indivíduo trabalhador “CIDADÃO” síntese da sociedade moderna. 3- Qual o conteúdo pensado para as primeiras escolas? O que o modelo americano revela?
As primeiras escolas pensavam no conteúdo dos conjuntos de comportamentos necessários a indústria: pontualidade, hierarquia, modelo liberal, era preciso educação mas não ampla e sim cientifica. Já o modelo americano revela a escola como instrumento de nacionalização, padronização cultural de diferentes etnias.
4- Quais mudanças ocorreram na educação do artesão a partir da modernidade?
Até a modernidade usavam a autoinstrução; Educação prática, mas também teórica; Círculos de literatura, artes e musica; Vinculo entre ciência e trabalho. Formação integral com a manufatura e a divisão social do trabalho a formação se precariza sem os meios de produção e a especialização, o artesão perde o domínio de todo o processo de trabalho.
5- Analise a influência da lógica empresarial nas escolas?
Com a centralidade do mercado, as empresas passam