Historia Dos Sistemas Operacionais
CONCEITOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS - 2014 / 1
Tarefa – História dos Sistemas Operacionais
Responda as seguintes questões:
1. Como funcionava o sistema monitor? Quais suas responsabilidades?
2. Quais as principais características dos sistemas operacionais CP/M e MS-DOS?
3. Qual a desvantagem para o programador ao ter que desenvolver programas para um ambiente computacional que não possui sistema operacional?
4. Por que o Windows 3.1 “pendurava” tanto?
1) O sistema monitor ficava residente na memória principal, otimizando o uso de recursos das aplicações em memória e entre dispositivos de entrada e saída, umas principais funções dos sistemas operacionais modernos, só que de forma bem mais primitiva, nos anos 50.
2) O sistema operacional CP/M tinha como característica a portabilidade, permitindo ser executado em diferentes plataformas. Na época, cada tipo de computador, que eram poucos e gigantescos (mainframes), tinha seu próprio sistema operacional. O CP/M foi desenvolvido inicialmente para processadores Intel 8080 e possuía basicamente 3 módulos: o módulo básico de E/S, o sistema básico de disco e o processador de comandos de console.
O MS-DOS foi um sistema operacional desenvolvido para os IBM PC (computadores pessois), desenvolvido em BASIC e adquirido pela Microsoft, no inicio da década de 80, era simples e limitado, não permitia multitarefa, multiusuários, não tinha proteção de acesso à memória e permitia a execução de apenas um processo por vez.
Interface de linha de código, sem janelas, sem interface gráfica.
3) Um programador que precisa desenvolver uma aplicação num ambiente sem sistema operacional precisa saber “escovar bits”, precisa entender de linguagem de baixo nível, conhecida como linguagem de montagem (Assembly).
Já o sistema operacional, oferece esta interface de acesso aos dispositivos encapsulada (driver), facilitando o trabalho do programador.
4) O sistema operacional Windows 3.1 “pendurava”,