HISTORIA DO SISTEMA OPERACIONAL
A História do Sistema Operacional 3
A História mudou com o Sistema Operacional 4
O que é um sistema operacional? 7
Tipos de Sistemas Operacionais 9
Conceitos Básicos dos Sistemas Operacionais 10
Bibliografia 12
Introdução
Um sistema operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O propósito de sistema operacional é fornecer um ambiente no qual o usuário possa executar programas. O principal objetivo de um sistema operacional é, portanto tornar o uso do sistema de computação conveniente. Uma meta secundaria é usar o hardware do computador de forma eficiente.
A História do Sistema Operacional
A computação era sem forma e vazia.
Os computadores gigantes eu ocupavam salas inteiras e necessitavam de auxilio de humanos nasceram lá pela década de 1950. Nessas primeiras máquinas, as tarefas eram realizadas por técnicos, os quais ditavam o que seria realizado através do próprio hardware.
Um funcionário era contratado especialmente para ativar e desativar chaves, as quais indicavam se um componente estava ligado ou desligado, a informação corria por metros ou quilômetros de fio e acendia uma luz indicando que determinada função estava desativada. Apesar de funcionar para as tarefas necessárias, necessitavam sempre de intervenção humana e não podiam usar rotinas programadas.
A História mudou com o Sistema Operacional
Zenix – 1969 – Na década de 60, uma equipe de desenvolvedores da AT&T Bell Labs resolveu trabalhar em um software mais objetivo e simplificado do eu os mainframes da época. Como resultado surgiu o Zenix ( Serviço de Computação e Informação Zeniplexada), em 1973 foi recodificado para linguagem C e apesar de se tratar de um software com código fechado, a AT &T forneceu copias para universidades.
1977- BSD – Extensão do Zenix
1978 – Apple Dos – 1° Sistema Operacional da Apple
1979 – Atare – Dos
1980 – Apple SOS
1980/86 – Dos (Q-dos) – Especialmente para os