Historia dos Computadores
A informática é o desenvolvimento e a atuação de qualquer necessidade em um computador, sejam, números, textos, imagens, etc.
O computador se caracteriza pelo o conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas capaz de receber, armazenar, tratar e produzir informações de forma automática, com grande rapidez e precisão.
Os primeiros computadores eram maquinas mecânicas, que só com o tempo foram se aprimorando e utilizando a eletricidade.
O termo computar significa fazer calculo, contar, efetuar operações aritméticas, computador seria então o mecanismo ou maquina que auxilia essa tarefa, com vantagens no tempo gasto e na precisão.
Os primeiros dispositivos eram basicamente para efetuar cálculos, como o Ábaco que servia para representar números no sistema decimal e realizar operações com eles. Com o tempo esses dispositivos foram se aprimorando e começaram a efetuar multiplicações e divisões, como os Bastões de Napier e as Réguas de Calculo.
Os primeiros computadores, ou a geração zero, eram co0mpostos por elementos mecânicos, como as calculadoras de Pascal e de Leibnitz, porém não tiveram muito sucesso e foram abandonadas. Já o Arithmometer criado por Charles Xavier Thomas foi a primeira calculadora realmente comercializada com sucesso, esta maquina era capaz de efetuar as quatro operações aritméticas básicas. Charles Babbage que é considerado por muitos como o pai dos computadores modernos, construiu a maquina de diferenças que permitia calcular tabelas de funções, logaritmos, funções trigonométricas, etc. Babbage recebeu incentivo do governo britânico para aprimorar sua invenção, mas não obteve um resultado satisfatório, devido os limites do ferramental industrial da época. Alguns anos depois com o auxilio de Ada Lovelace, Babbage projetou a maquina analítica, que tinha o diferencial de ser governada por conjunto de cartões perfurados, de modo que, de acordo com os resultados dos cálculos intermediários, a maquina