historia do trabalho
Ao passar algum tempo, o trabalho era feito pela mão de obra escrava, onde o trabalhador escravo deixava de ser considerado um ser humano e passava a ser considerado um objeto de trabalho, como uma inchada por exemplo. Nessa época as condições em que viviam os trabalhadores eram péssimas e o trabalho era feito de forma dura e desumana.
Após a época da escravidão, surgiu o Feudalismo. No Feudalismo, o trabalhador deixa de ser escravo e passa a realizar o trabalho servil, ou seja, como servo. O trabalho servil, era realizado da forma de que o servo trabalhava para seu senhor em suas propriedades ,e em troca o senhor lhes pagava com alguns atributos .Embora pareça ser menos “duro” o trabalho na época do feudalismo comparado a escravidão, os servos também trabalhavam de forma intensa e tinham tantas obrigações que mal conseguiam cuidar e alimentar sua própria família. Eles não tinham direitos e eram dependentes de seu senhor de forma hereditária, ou seja, esse período chamado feudalismo ficou marcado por um trabalho dependente, servil, e sem direitos.
No final da Idade Media, o trabalho servil começa a dar espaço a novas relações de trabalho, o renascimento comercial e renascimento da vida urbana. Essa época foi marcada por um grande retiro do campo para a cidade e a uma grande falta de mao de obra , devido a morte por diversas doenças contagiosas da época .Foi ai que surgiu as corporações e o trabalho corporativo , onde nem um trabalhador poderia desempenhar um trabalho sem a permissão da corporação .
Em meados do século XVIII , com a Revolução Francesa , as corporações foram eliminadas e a revolução representou simbolicamente a liberdade, igualdade e fraternidade.