HISTORIA DO PLC Matheus Balbi 3 Ano

337 palavras 2 páginas
HISTORIA DO PLC Matheus Balbi 3º Ano
O PLC foi criado em 1968 pela GM, ele foi criado para ser um instrumento programável com facilidade tanto na programação quanto na manutenção, apresenta alta confiabilidade e uma redução de custo excelente comparado com os painéis de Relés. O PLC foi dividido historicamente em gerações, dentre delas temos 5.
1ª Geração: Se caracterizavam pela ligação do hardware com o PLC. A linguagem utilizada era o Assembly que variava de acordo com o processador utilizado PLC. Assim a tarefa de programação era desenvolvida por uma equipe técnica altamente qualificada, gravando-se o programa em memória EPROM.
2ª Geração: Aparecem as primeiras “Linguagens de Programação” não tão dependentes do hardware do equipamento, possíveis pela inclusão de um “Programa Monitor no PLC, o qual converte as instruções do programa, verifica o estado das entradas, compara com as instruções do programa do usuário e altera o estados das saídas. Os Terminais de Programação eram na verdade Programadores de Memória EPROM.
3ª Geração: Os PLC’s passam a ter uma Entrada de Programação, onde um Teclado ou Programador Portátil é conectado, podendo alterar, apagar, gravar o programa do usuário, além de realizar testes no equipamento e no programa. A estrutura física também sofre alterações sendo a tendência para os Sistemas Modulares com Bastidores ou Racks.
4ª Geração: Com a diminuição dos preços dos os PLC's passaram a incluir uma entrada para a comunicação serial. As vantagens eram a utilização de várias representações das linguagens, possibilidade de simulações e testes, treinamento e ajuda por parte do software de programação, possibilidade de armazenamento de vários programas no micro, etc.
5ª Geração: Atualmente existe uma preocupação em padronizar protocolos de comunicação para os PLC's, de modo a proporcionar que o equipamento de um fabricante “converse” com o equipamento outro fabricante, não só PLC's, como Controladores de

Relacionados