historia do pc
Mas por que aumentar a frequência de trabalho? O que significa frequência exatamente? A frequência é medida em hertz, ou ciclos por segundo e, basicamente, indica quantas operações o processador pode fazer ao mesmo tempo. Ou seja, quanto mais ciclos de trabalho, mais rápido as tarefas vão ser executadas.
E por que fazer overclock? Os processadores são peças limitadas, ou seja, eles possuem um número específico de transistores em seu interior. Não importa o processo de construção: é impossível abrir uma CPU e adicionar mais transistores em seu interior. Contudo, é possível fazer esse dispositivo funcionar de forma mais eficiente; basta fazer com que ele trabalhe mais rápido. E isso é feito por meio do overclock, ou seja, aumentando o número de ciclos.
Mas o overclock não é feito somente por aqueles que querem aumentar a capacidade de seus computadores sem gastar dinheiro. Hoje em dia essa atividade tornou-se profissional e os overclockers mais famosos viajam pelo mundo mostrando suas habilidades.
Diversos campeonatos colocam os competidores para ver quem consegue empurrar o hardware até os seus limites — e muitas vezes além disso. Para isso, são utilizadas ferramentas, modificações, nitrogênio líquido e às vezes um pouco de loucura. Afinal de contas, é preciso ter coragem para “fritar” um processador de mais de R$ 2 mil reais ou uma placa de vídeo de R$ 4 mil reais em uma competição.
Neste artigo, vamos conhecer um pouco da história do overclock e aprender um pouco sobre a evolução dos processadores e