Precauções e Eventuais Acidentes em Laboratórios Químicos
Os riscos de acidentes em laboratórios são inúmeros, entretanto há os que são mais comuns:
Em casos de incêndio, a primeira coisa a se fazer é dar um sinal de alerta, para que todos saiam do laboratório, e usar o extintor, levando em consideração para qual tipo de foco de incêndio ele é indicado.
- Em casos de queimaduras por substancias químicas, é necessário lavar o local exaustivamente com agua corrente, proteger a área queimada com um pano limpo, não alimentar o paciente, e encaminhá-lo imediatamente para um serviço de urgência para devida avaliação pela equipe médica.
- Em casos de queimaduras por corrente elétrica, se faz necessário desligar imediatamente a fonte de energia (disjuntor ou chave elétrica), ou afastar a fonte de energia (fio elétrico) com isolantes (pedaço de madeira), antes de socorrer a vítima, e encaminha-la imediatamente para um serviço de urgência.
- Em caso de ferimentos por corte, lavar as mãos com água e sabão antes de prestar os primeiros socorros, e logo em seguida comprimir o local com gaze ou pano limpo, até estancar o sangue, e lavar o ferimento com água e sabão para remover os resíduos e sujeiras.
- Em caso de irritação nos olhos e na pele por contato com substâncias químicas, lavar a área afetada abundantemente com água corrente, e consultar um médico.
- Em casos de intoxicação, é necessário procurar imediatamente um médico.
Dos acidentes que acontecem em laboratório as queimaduras ocorrem em maior porcentagem (50%), seguidas de ferimentos por corte (30%), pequenos incêndios em bancadas (10%) e “outros” acidentes (10%) incluindo nestes acidentes irritação nos olhos e na pele por respingos de reagentes. Um levantamento das causas dos acidentes mostrou que 95% deles ocorreram por imperícia dos técnicos e 5% por problemas de manutenção de vidrarias e equipamentos. Ressalta-se, portanto, a importância do treinamento para o pessoal que trabalha nos