Senai Thiago
1 INTRODUÇÃO .04
2 DESENVOLVIMENTO TEÓRICO 05
2.1 ALGUMAS REGRAS DE SEGURANÇA 05
2.2 NOÇOES DE TOXICOLOGIA, RISCOS E PREVENÇOESNO MANUSEIO DE PRODUTOS QUIMICOS. 08
2.3 DERRAMAMENTOS DE PRODUTOS QUIMICOS 09
2.4 DESCARTE DE MATERIAIS................................................................................09
2.5 LAVAGEM DE VIDRARIAS..................................................................................10
3 CONCLUSÃO 11
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
1. INTRODUÇÃO
Qualquer laboratório onde se manipule substâncias químicas é potencialmente perigoso. Portanto, tenha o máximo de cautela e atenção ao realizar um experimento, evitando conversas e brincadeiras que dispersem a concentração.
As substâncias químicas, principalmente os solventes, são normalmente, voláteis, corrosivos e combustíveis. Desta forma, o uso de chama deve ser evitado, quando utilizado, deve-se cercar de todas as precauções.
Existe uma regra geral que deve ser seguida neste ambiente: toda substância desconhecida é potencialmente perigosa até que se prove o contrário.
2.0 DESENVOLVIMENTO
É adequado que os laboratórios elaborem ou adotem manuais de segurançaque incluam todas as questões não específicas de cada metodologia. Em instituiçõesde grande porte, é conveniente que exista alguma forma de organização internaque avalie constantemente a situação da segurança nos diversos laboratórios, comouma CIPA (Comissão Interna para Prevenção de Acidentes) ou um Núcleo, Comitê ouComissão de Biossegurança. Esta organização interna também deve executar inspeções,tendo em vista que nem sempre situações de risco são bem detectadas pelas pessoasque trabalham no local. O trabalho desta organização interna deve, ainda, propor desoluções para os problemas existentes.As recomendações sobre segurança devem se estender a pessoas que prestem serviçosao laboratório, como o pessoal de manutenção (interno ou externo), de