Historia do Jornalismo
Obra: Historia do Jornalismo no Brasil
Autores: Richard Romancini e Claudia Lago
-> Capitulo 4: O processo de consolidação da imprensa brasileira
O capitulo escolhido que trata sobre a consolidação da imprensa brasileira começa a introdução dizendo o que era o jornal (como um produto) para a população e como foi sendo estruturado ao longo do tempo ate chegar nos dias de hoje.
Como todos sabemos, a chegada da imprensa para o Brasil foi um tanto quanto complicada. Primeiramente, devemos ressaltar a Imprensa Regia que abriu portas para esse novo mundo econômico que se instalaria no pais com a chegada da Corte Portuguesa ao Brasil.
Falando um pouco sobre o começo do jornalismo no Brasil, eh importante ressaltar essa atividade no Brasil da Primeira Republica. Foi em 1891, a data da criação do Jornal Do Brasil, um diário que trouxe mudanças para o cenário do Jornalismo brasileiro, como distribuição em carroças, correspondentes estrangeiros (como Joaquim Nabuco e Edmondo de Amicis). Ja no período de transição do Primeiro Reinado para o Segundo, a imprensa se torna um grande negocio como uma empresa e também vemos a mudança do modelo de jornal opinativo para o jornal de informação.
A imprensa que já instalada e no processo de consolidação, enfrenta um novo problema. Em 1890 e em 1891, o novo Código Penal e a Constituição da Republica incorporavam artigos que regulavam a imprensa, mesmo assegurando a sua liberdade, impediam o anonimato. Nessa mesma época, os jornais começaram a retratar as diferentes revoltas e revoluções que estavam acontecendo em diferentes partes do pais.
Porem, a consolidação começa a acentuar-se com a presença de Euclides da Cunha, que com escritos jornalísticos conta através de meios jornalísticos sua experiência em Canudos, hoje conhecido como "Os sertões" e Joao do Rio que traz reportagens principalmente sobre o Rio da belle epoque e colunas mundanas.