MÁQUINAS DE CORRENTE ALTERNADA
Máquinas síncronas são aquelas que possuem relação direta entre o nº de rotações e a freqüência das forças eletromotriz gerada ou entre a freqüência da linha de alimentação e o nº de rotações do motor.
As máquinas síncronas podem funcionar como alternador ou como motor síncrono.
Alternador ou gerador CA
Um gerador é composto por: um estator e um rotor
Estator: parte fixa do gerador montado em volta do rotor
Rotor: parte movél do gerador
O gerador é constituído por um enrolamento (conjunto de bobinas) montado em torno de um núcleo de aço silício (material ferromagnético) e que constitui a chamada armadura, onde é induzida a força eletromotriz. A armadura em um gerador CA, pode ser tanto no estator como no rotor.
Geradores de grande Potência
Nos geradores de CA de grande potência, a armadura é fixa no estator e o campo magnético em torno dela.Devido a armadura ser estacionária é que pode ser ligada diretamente a carga sem a necessidade de anéis e escovas, possibilitando grandes níveis de tensão e corrente Esses geradores são utilizados em usinas.
Geradores de baixa potência
Nos geradores CA de baixa potência a armadura fica na parte giratória. o sinal CA gerado é levado à carga através de anéis coletores e escovas deslizantes. A armadura giratória é encontrada somente em alternadores de baixa potência devido à limitação de corrente nos anéis coletores e escovas
Fonte Primária
Todo gerador possui uma fonte primária ( fonte de potência mecânica),que são divididas em duas classes: baixa velocidade (máquinas de combustão interna , turbinas hidráulicas em quedas de água e turbinas eólicas) alta velocidade (Turbinas a Vapor e a Gás)