Historia do Huambo
Huambo - Angola
WAMBU KALUNGA
• Wambo Kalunga, caçador de elefantes veio por caminho longíquos e tortuosos, para o Planalto
Central, procedente das terras do Sumbe em perceguição de elefantes que lhe devam negócio chorudo de venda do marfim que conseguia nas suas caçadas com sacrifício e dor nas suas andanças de nobre esfolador de reses sem conta em densos matagais.
WAMBU KALUNGA Continuação
• Os colonos, desejosos de aquisição do produto que lhe queriam comprar a todo o custo, procuravam-no com grande ansiedade, como agulha no palheiro. Pois, na Europa, era tal necessidade e busca do marfim que adoravam os que iam da África em posse de tal produto.
• Kalunga porém, soprado pelo gosto e ânsia de enriquecimento, como sua legitima ambição e
…
WAMBU KALUNGA Continuação
…
ardor troca do marfim com os colonos, para obtenção de bens que traziam, e até de especiarias, não destorceu caminho. Pôs sua arma ao ombro, seguiu sem medo por densos matagais por montanhas e vales, a caminho do desconhecido em busca do precioso marfim, que os elefantes em fuga ostentavam.
WAMBU KALUNGA Continuação
• A grande viagem, porém fê-lo caminhar e palmilhar longas distancias até que aportou o
Planalto Central, onde encontrou Njongolo que o recebeu com agrado como filho predilecto.
Caçador que era, granjeou estima, porquanto as reses que abatia prestavam ajuda em alimento aos populares. O respeito a dignidade com que se impunha perante toda a gente, fê-lo merecer casar com a filha do Soba e Kalunga notabilizouse grandemente perante todos.
WAMBU KALUNGA Continuação
• Em face do casamento com a filha do rei,
Kalunga mereceu o prémio de ficar como SomaInene – Soba grande em nome da mulher e deram kimbos para orientar. As celebrações da entronização revestiram-se de inigualáveis brilhantismo a que todos os “Olosomas” das cercanias tiveram de assistir. Daí em diante, tomou as rédeas do território que lhe haviam