Faculdade
O filme está dividido em épocas, sendo a primeira, de 1900 a 1930, a segunda de1930 a 1945, terceira de 1945 a 1964, quarta de 1964 a 1988 e por fim de 1988 a 2006. Relatando como a saúde era considerada ainda no inicio do século XX, um dever da população, comas práticas autoritárias do estado, de modo diretamente vinculado aos interesses do capital, e como que no decorrer do século, através de inúmeras lutas populares, passou a serconsiderada, a partir da constituição de 1988, um direito de todo cidadão e principalmente um dever do estado.
A história se passa no decorrer do século XX no Brasil, anunciado como oséculo da ciência, do progresso, da eletricidade, da engenharia e da medicina.
A primeira época relatada no filme mostra uma enorme disseminação de epidemias nas principais cidadesbrasileiras. Os primeiros anos da Republica se voltavam exclusivamente para tal problemática, que era combatida principalmente pelo isolamento dos infectados do resto da população, ecom o objetivo de melhorar os serviços de saúde exclusivamente na capital e portos, que eram as áreas mais sensíveis em relação à politica para obtenção de mão-de-obra e exportação.Com o capitalismo nascendo e o auge do café, as epidemias estavam se tornando o principal motivo para os imigrantes não virem para o Brasil em busca de trabalho.
No início desteséculo, não havia atendimento médico de caráter público, e a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade, e mantidos pela igreja.