trabalho unic
Mão de Obra
Por melhor que seja a qualidade de um revestimento cerâmico, ela só estará inteiramente garantida quando for realizado um trabalho de assentamento também de qualidade, que obedeça a determinados critérios. Um assentamento de má qualidade compromete tanto a eficiência técnica quanto a estética do material.
A durabilidade dos produtos cerâmicos e a satisfação ao usuário, dependem muito das considerações do assentamento.
Uma cerâmica de boa qualidade assentada é pior do que uma cerâmica ruim e com bom assentamento.
A prática tem demonstrado que, a quase totalidade dos problemas que ocorrem, são conseqüências do mau assentamento e não das características dos produtos cerâmicos.
Sendo assim, é importante contar com profissionais especializados para o assentamento.
Etapas do Processo de Fabricação :
Matérias Primas
Argilas, Filitos, Talcos, Feldspatos (grés) e areia entram na composição da massa, por suas propriedades, os elementos fornecem a plasticidade, coesão e resistência necessárias ao produto.
Pesagem
Os diferentes materiais são pesados para que a composição adequada seja sempre mantida.
Moagem
São misturados com água em moinho de bola, originando a massa líquida, denominada borbotina.
Secagem das Massas
A borbotina é lançada na torre de secagem (spray-dryer) contra uma corrente de ar quente, resultando em massa granulada.
Conformação ou Prensagem
Esta massa granulada recebe uma pressão para adquirir a compactação desejada, resultando uma peça crua.
Secagem
Automaticamente as peças são conduzidas ao secador de balanças, onde após duas horas, a resistência Mecânica do produto aumenta pela diminuição de umidade.
Esmaltação e Decoração
Ainda crua, a peça prensada recebe aplicação da decoração, através de diversos equipamentos dispostos em linha. No final desta linha de esmaltação, as peças são carregadas automaticamente em cestones (tipo de vagonete) que são transportados para o forno.
Queima
A queima