historia do handebol
O handebol de campo foi regulamentado em 1914 pelo alemão Karl Schellenz, professor de Educação Física. Jogado por moças, num campo de 40m x 20m, era chamado handebol de campo.
Com o passar do tempo, o interesse despertado foi tão grande que o esporte começou a ser disputado por homens. As medidas do campo foram aumentadas, adaptadas ao tamanho do campo de futebol, e jogavam duas equipes de onze jogadores cada uma.
O esporte foi evoluindo e ganhando admiradores e praticantes até que, em 1927, foi criada a Federação Internacional de Handebol. Em 1936, foi incluído no programa dos Jogos Olímpicos.
Os países que mais se destacaram nesse esporte foram Alemanha, antiga coslováquia, França, Dinamarca e Suécia.
Na Suécia, para que pudesse ser praticado no inverno, o esporte foi adaptado para recinto fechado. Aí surgiu o handebol de salão, com sete jogadores de cada lado. A Alemanha é o país onde é mais praticado, com milhares de desportistas. O handebol chegou ao Brasil em 1930 e vem se desenvolvendo de ano para ano.
O handebol de salão é o esporte que mais exige habilidades e qualidades físicas dos atletas. Desenvolve, ao mesmo tempo, resistência, habilidade, coordenação, velocidade, força e coragem. Encerra quase todas as qualidades dos outros esportes e nele o perigo de contusões é pequeno, uma vez que é jogado com as mãos. Por isso, vem sendo praticado em muitas escolas como parte da Educação Física e como recreação esportiva, despertando grande interesse por partes de professores e