Historia do Cigarro
Curso: Publicidade
Turma: 1C
Alunos: Juliana Meirelles & Pedro Silva
Artigo: "O Manicômio Judiciário: Saúde ou Justiça?"
RESUMO
O Manicômio Judiciário, por ser um hospital-presídio, pode estar subordinado tanto à Secretaria da Saúde como à Justiça. Como elementos de análise dessa decisão, são apresentadas comparações estruturais e de recursos humanos entre o Manicômio Judiciário e a Penitenciária de Araraquara, entre a situação de recursos humanos do Manicômio em 1981 e 1984 e entre os salários de algumas funções de servidores ligados àqueles tipos de instituições. As conclusões apontam a Secretaria da Justiça como a mais adequada para subordinar o Manicômio Judiciário, desde que tomadas algumas medidas de modernização organizacional. É sugerido um quadro de pessoal estruturado percentualmente por subgrupos de funções. As propostas relativas ao pessoal necessitam ser tratadas em leis complementares que garantam, por sua hierarquia, o atendimento das condições excepcionais de trabalho do Manicômio Judiciário.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. FELICISSIMO, J.R. Notas explanatórias sobre o desenho organizacional da administração pública paulista: 1975-1979. Cad. FUNDAP, S. Paulo, 2(4):43-61, 1982.
2. GOFFMAN, E. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1974.
3. SÁ, E.N. de C. Uma experiência de reforma administrativa da Secretaria do Estado da Saúde. São Paulo, 1978. [Dissertação de Mestrado — Faculdade de Saúde Pública da USP].
4. SÁ, E.N. de C. Análise de uma organização pública complexa no Setor Saúde: o conjunto Juqueri, no Estado de São Paulo. São Paulo, 1983. [Tese de Doutorado — Faculdade de Saúde Pública da USP].
5. SECRETARIA DA SAÚDE. Coordenadoria de Saúde Mental. Departamento Psiquiátrico II. Relatório da Comissão de Intervenção do Juqueri. São Paulo, 1984. [Mimeografado].
6. STANKIEWICZ, B. Observation of hospitalized prisioners by the psychiatric nurse. Amer. J.