historia do calculo
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo retratar os principais aspectos da história do cálculo, dando ênfase aos principais responsáveis pela sua criação.
Gerou bastante controversa com relação ao inventor do cálculo, tiveram grandes participações importantes os matemáticos PIERRE DE FERMAT, ISSAC NEWTON, LEIBNIZ.
Neste trabalho vamos retratar as técnicas de estudos dos Matemáticos, Teorias, Métodos, Conceitos, entre outros pontos importantes a baixo.
Palavras-chave: Cálculo, história, métodos.
1. Criação do cálculo
O cálculo é uma das criações supremas do pensamento humano. No cálculo combinam-se e interligam-se ideias geométricas com ideias analíticas, construindo-se instrumentos poderosos para a resolução e interpretação de problemas e fenómenos. A resolução de determinados problemas, que só foi possível com a criação do cálculo, veio aumentar de uma forma significativa o poder da Matemática. O cálculo foi descoberto no século XVII como consequência da procura de soluções para problemas relacionados com o movimento.
A álgebra e a trigonometria eram usadas para resolver problemas do movimento de objetos que se deslocavam a velocidades constantes ao longo de trajetos circulares ou lineares. O cálculo surge pela necessidade de calcular como varia a velocidade do móvel ou no caso do trajeto do móvel ser irregular. Assim, o conceito de derivada aparece ligado a velocidades e acelerações.
A versatilidade do cálculo fez com que ele fosse aplicado a muitas áreas que não estiveram na sua origem. Para além de resoluções de problemas de física na atualidade, o conceito de derivada e o cálculo em geral aplicam-se no estudo de fenómenos sociais, económicos, químicos, etc.
O conceito de derivada como sendo o conceito fundamental do cálculo