Historia do brasil
DO BRASIL E DA
CULTURA BRASILEIRA
[pic]
NOMES: SIMONE REGINA CARNEIRO SANTOS INSCRIÇÃO: 785840
COSME LUIZ GOMES INSCRIÇÃO: 258287
A FAMILIA REAL NO BRASIL
Em Janeiro de 1808 Portugal estava preste a ser invadido pelas tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte, sem condições militares para enfrentar os franceses, D. João VI resolveu transferir a corte portuguesa para a sua mais importante colônia, o Brasil. Portugal contou neste empreendimento com a ajuda dos aliados ingleses.
Era 14 navios que traziam n só a família real, mais também centenas de funcionários, criados, assessores e pessoas ligadas à corte portuguesa. Trouxeram muito dinheiro, obras de arte, documentos, livros, bens pessoais e outros objetos de valor. [pic]
[pic]
D. João que em 26 de novembro de 1807 já sentia a angustia do abandono e declara que partirá para a cidade do Rio de Janeiro ate a paz geral.
Com toda essa mudança houve a necessidade de várias medidas, uma das mais importantes e de enorme impacto positivo foi à abertura dos portos brasileiros ao comércio internacional e apressou a vinda de vários imigrantes. A principal com a medida foi à Inglaterra, que passou a ter vantagens comercias e dominar o comércio no Brasil.
Para ter uma idéia os produtos ingleses chegavam ao Brasil com imposto de 15%, enquanto os produtos portugueses pagariam 16% e os das demais nações 24%. Esse privilégio fez com que nosso país fosse inundado por produtos ingleses prejudicando então o desenvolvimento da indústria brasileira.
Medidas positivas tomadas por D. João VI favorecendo o desenvolvimento brasileiro:
➢ Estímulo ao estabelecimento das indústrias no Brasil; ➢ Construção de estradas; ➢ Construção das faculdades de medicina e engenharia; ➢ Cancelamento da lei que não permitia a criação de fábricas no Brasil; ➢ Liberação da circulação de moedas; ➢