historia do brai
Quais são, de acordo com Boaventura, os três tipos de obstáculos em relação ao acesso a justiça. Comente-os.
*Econômicos- A justiça civil é mais cara para cidadãos débeis, a lentidão da justiça aumenta os custos do processo.
*Sociais – Indivíduo de extrato social inferior tem maior dificuldade de conhecer seus direitos e geralmente não conhecem os operadores do direito.
*Culturais- Indivíduos deixam de acessar a justiça devido à experiências não exitosas, por temor a represálias e por desestímulo.
2) É possível afirmar que a administração da justiça é completamente neutra e imparcial?
Não. Uma vez que o juiz se aposta em fazer justiça acima dos interesses das partes, onde suas características sejam elas sociais, políticas, familiar, econômica e religiosa influenciam em sua decisão, desmentindo assim a ideia de neutralidade das decisões.
3) Os conflitos são inevitáveis, eles fazem parte dos processos normais de desenvolvimento de uma sociedade. Nesse sentido é possível dizer que a resolução de conflitos é de responsabilidade exclusiva do Estado? Fale sobre. A resolução dos conflitos não é de responsabilidade exclusiva do Estado, uma vez que este não possui monopólio de produção e distribuição do direito. O pluralismo é um modelo válido na busca alternativa para diminuir os conflitos, quando se depara com as inacessibilidades da justiça formal uma vez que o estado apresenta diversas restrições.
4) Quais são os três recursos para o bom adestramento que, segundo Foucault, garante o sucesso do poder disciplinar? Fale sobre eles.
*Olhar Hierárquico- pequenas técnicas das vigilâncias múltiplas e entrecruzadas dos olhares que devem ver sem ser visto
*Sanção Normalizadora-trata de tornar penalizáveis as frações mais tênues de conduta e de punir os elementos