Historia de Toledo
Origem
Segundo registros precisos, foi em 27 de março de 1946 que as primeiras famílias de colonizadores chegaram em Toledo e instalaram acampamentos. A identificação oficial de "Toledo" deu-se posteriormente, numa opção entre Toledo, Cristo Rei e Brasiléia.
Registros de 1905 e 1906 atribuem vínculo ao nome de "Pouso Toledo", recanto de descanso de tropeiros ao longo de uma picada utilizada para transporte de produtos, especialmente da erva-mate, comercializados por estrangeiros que possuíam glebas na região oeste do Estado do Paraná, onde o Município está inserido.
A história registrou como primeiras famílias de colonizadores as de Ruaro e Dalcanale, as quais se incumbiram de arregimentar outras famílias gaúchas para incrementar a colonização de Toledo, que se tornou município, sem antes ser distrito, desmembrando-se do de Foz do Iguaçu pela Lei Estadual n° 790, de 14/11/1951, sancionada pelo Governador Bento Munhoz da Rocha Neto, e instalado oficialmente em 14/12/1952, após proclamado resultado do pleito eleitoral de 09/11/1952.
Em 09/06/1954 foi instalada a Comarca de Toledo e, em 20/06/1959, foi criada a Diocese de Toledo. O município tem área de 1.205.501 km² e população de 120 mil habitantes, distribuídos entre sua sede e seus oito distritos. Sua economia é baseada na agropecuária e na pequena e média indústria.
O Município de Toledo está situado na região do Extremo Oeste Paranaense, surgiu quando a Industrial Madereira e Colonizadora Rio Paraná S/A – “MARIPÁ”, começou a explorar uma área de terra adquirida dos ingleses – Fazenda Britânia. A atividade inicial era a exportação de madeira para Argentina e Uruguai.
Progressivamente a Maripá organizou um plano de colonização, fundamentado em pequenas propriedades (em média 10 (dez) alqueires paulistas), com o objetivo de implantar uma estrutura de propriedade que garantisse a produção para a subsistência e que, pela diversificação, estimulasse uma economia de mercado capaz de