Historia de Santa Catarina
Historia
RESUMO:
Santa Catarina é um estado que sofreu com muitas guerras. Principalmente as de Farroupilha, do Paraguai, entre outros.
Foi colonizada com diversos tipos de povos vindo da Europa e se misturando com os indígenas. Que acabou entrando em extinção.
Hoje Santa Catarina tem 293 municípios, bem divididos. Com Lages sendo o maior em território geográfico, e Joinville o mais populoso. Florianópolis a Capital.
Palavras chaves: Carijós, Indígenas e Alemães
1 INTRODUÇÃO
Santa Catarina nasceu em Alexandria, cidade principal do Egito. Era filha de uma ilustre família da antiga nobreza, descendente, em linhagem direta dos reis e governadores do país. Possuía inúmeros dons, tanto físicos como morais e era dotada de uma inteligência clara e brilhante. Dois sábios de Alexandria foram os seus mestres e, tão rápidos foram seus progressos, que aos treze anos era mestra nas sete artes livres: eloqüência, poesia, música, arquitetura, escultura, plástica e coreografia.
2 HISTÓRIA DE SANTA CATARINA
Os historiadores hoje acreditam que a entrada das populações indígenas no sul do Brasil se deu pelo Rio Paraná e seus afluentes. É possível que esses primeiros povos tenham chego à Santa Catarina pelo Rio Uruguai. Nas margens dos rios, encontra-se cultura material de ocupação humana datadas em aproximadamente 8.0 anos.
3 INDÍGENAS CATARINENSES
Homem do Sambaqui A pré-história da Ilha de Santa Catarina tem início com as populações de caçadores e coletores, construtoras dos sambaquis. Sua presença na Ilha está marcada, até o presente momento, pela data mais antiga de 5000 a.C. com os sítios arqueológicos do Pântano do Sul e Ponta das Almas. Eram indivíduos pré-ceramistas que viviam da caça e da coleta e praticavam pinturas corporais. A palavra sambaqui é derivada do guarani: Tambá - concha e Qui - monte.
4 OS ITARARÉS
Uma segunda tradição que habitou a região da Ilha de Santa Catarina foi a dos Itararés.