História do rádio em santa catarina
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 RÁDIO NO BRASIL 4
3 RÁDIO EM SANTA CATARINA 5
4 ORIGEM EVOLUÇÃO DO RÁDIO 6
5 A ORIGEM DA PROPAGANDA NO RÁDIO 7
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO 4
2 RÁDIO NO BRASIL 4
3 RÁDIO EM SANTA CATARINA 5
4 ORIGEM EVOLUÇÃO DO RÁDIO 6
5 A ORIGEM DA PROPAGANDA NO RÁDIO 7
REFERÊNCIAS 7
INTRODUÇÃO
O engenheiro Westinghouse fabricava aparelhos de rádio para as tropas da Primeira Guerra Mundial, e com o término do conflito ficou com um grande estoque de aparelhos. Para evitar o prejuízo, a solução encontrada foi instalar uma grande antena no pátio da fábrica e transmitir música para os habitantes do bairro. Os aparelhos, então, foram comercializados.
Na década de 1920, vários paises montaram transmissores de rádio, como Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Reino Unido, França, Itália, Japão, Noruega, Suíça, Checoslováquia e União Soviética.
Os fenômenos de radiopropagação começaram a empolgar técnicos e engenheiros, pois as emissoras começaram a receber correspondências de que estavam sendo captadas em cidades e países distantes. O que de certa forma, acelerou as pesquisas e ajudou a disseminar mais ainda a radiodifusão.
RÁDIO NO BRASIL
A implantação da radiodifusão no país tornou-se possível pela importação de transmissores e receptores do exterior, seguindo as relações mercantis internacionais.
A radiodifusão enfrenta o problema da limitação dos investimentos publicitários e sofre impossibilidade de expansão para além das ondas atendidas por energia elétrica. Em 1945 quase a metade das ligações domiciliares situava-se nas capitais dos estados. Outros obstáculos a expansão da radiodifusão, era o custo do receptor inacessível a extensas faixas da população.
Apesar disso a radio conquistou seu espaço, superando a imprensa escrita como veiculo publicitário por dois grandes motivos: o futebol e a música