Historia de perolandia-go
História
O município de Perolândia é recente, com data de emancipação política em 1991, fruto de movimentos populares pela sua autonomia que já aconteciam desde 1989. A cidade estava vinculada à Jataí e, apesar de ter conquistado a categoria de município, ainda é dependente desta. Está localizada no sudoeste goiano, com posição estratégica próxima à fronteira dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A ocupação da região se iniciou com as obras de Brasília, que trouxeram um grande número de trabalhadores para a região. O local se destacava pela quantidade de peroba rosa, madeira largamente utilizada na construção da capital, e a atividade de extração mostrou-se a principal causa de ocupação da área.
A população estimada é de 2.950, sendo grande parte jovem. Cabe ressaltar o rápido crescimento populacional entre 1996 e 2004, que foi seguido de uma queda até 2008 e crescimento mais brando até 2010. Outro fato interessante é o aumento da participação da população rural desde 1996.
Atividades produtivas
Perolândia é essencialmente agrícola, com pequena atividade industrial e comércio pouco diversificado. Mesmo assim, os setores de serviços e da indústria têm crescido bastante. As principais atividades são a produção de calcário agrícola e a pecuária.
Cultura
Perolândia possui festas tradicionais e alguns campeonatos de futebol nos campos do município. Não há incentivo ao turismo, e frequentar bares e casas de amigos são as principais formas de lazer.
Educação
Em Perolândia, há quatro docentes que atendem 104 alunos no ensino infantil, 32 que atendem 546 alunos no ensino fundamental e 16 que atendem 110 alunos no ensino médio, de acordo com dados de 2009. As escolas atendem toda a demanda por vagas, mas não possuem estrutura adequada.
Saúde
Atualmente, o município conta com uma Unidade Básica de Saúde e uma Unidade de Vigilância em Saúde. Os serviços de saúde cobrem 45,1% da população, número que tem diminuído desde