Historia de mocambique
O Presente trabalho é resultado de uma investigação do grupo, que aborda sobre a unidade I da 12ª classe: Conceito da historia e seus autores, fontes da historia sua caracterização, objecto da historia – relação sujeito e objecto, métodos da historia, factos históricos e periodização da historia de Moçambique.
As fontes da história, para o conhecimento dos factos históricos, o historiador recorrem a fontes de documentos históricos, escrito, arqueológicos e orais. Estes últimos, mais usados nos países em que a escrita surgiu mais tarde e a população são a maioritariamente analfabeta. O seu uso requer muitos cuidados.
O objecto da história evolui desde o período judaico ate a actualidade, tendo em conta a percepção do homem e a evolução da sociedade. Antes, o objecto da história gerava a volta de Deus, as acções dos grandes homens e as acções da sociedade.
Métodos da história: a história é uma ciência social. O seu método de investigação enquadra-se nas ciências sociais e não da natureza. Nela predomina o entendimento, a compreensão. No geral, o trabalho do historiador compreende: pesquisa de documentos e testemunhos; análise crítica dos documentos; organização dos acontecimentos por ordem cronológica; ordenação lógica (coerente) dos factos; síntese.
Para além destes conceitos, outros serão mais desenvolvidos no trabalho.
2.0 Conceito da Historia e seus autores
A história é uma pesquisa que nos ensina o que o homem fez (Collinwood). O objectivo da história é por objectivo o homem (Marc Bloch). A história é um processo dinâmico, dialéctico, no qual cada realidade traz dentro de si o princípio da sua própria contradição e que gera a transformação constante na Historia é a luta de classe (Karl Marx).
2.1 Fontes da Historia - Caracterização
É tudo que pode fornecer informação sobre um determinado período. É a reconstrução da história, que são: Fontes escritas, orais e arqueológicos. Fontes escritas, a origem da escrita data do II milénio a.C., as