Implementação de melhoria através de indicadores de desempenho numa indústriafarmacêutica.
1247 palavras
5 páginas
PROJETO DE PESQUISA APRESENTADO ÀUFSCAR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
Mariana Fister Miranda
Implementação de Melhoria Através de Indicadores de Desempenho numa IndústriaFarmacêutica.
Projeto de pesquisa apresentado
Ao Programa de Pós Graduação em Engenharia da Produção do Campus Sorocaba
Sorocaba/2013 Linha de Pesquisa: Linha de Desenvolvimento de Produtos, Processos e Organizações.
RESUMO
A qualidade da água empregada nos processos de fabricação de produtos farmacêuticos é sujeita a estritos controles, devido aos perigos para a saúde e às perdas econômicas associadas com produtos contaminados.
A experiência operacional tem mostrado que a água produzida por deionização ou desmineralização, filtração ou radiação ultravioleta, não atende aos estritos requisitos de qualidade especialmente microbiológicos.
Diversos métodos de controle microbiológico (tais como ultrafiltração, UV, pasteurização) podem remover altos níveis de contaminantes microbiológicos, mas conjugados num sistema de tratamento de água de múltiplos componentes, nenhum destes métodos pode produzir água estéril.
O objetivo deste trabalho é demonstrar que estes métodos acompanhados de inspeções e coletas de rotina são capazes de promover a qualidade e segurança esperada na água para uso farmacêutico.
INTRODUÇÃO
A qualidade microbiológica da água empregada nos processos de fabricação de produtos farmacêuticos é sujeita a estritos controles, devido aos perigos para a saúde e às perdas econômicas associadas com produtos contaminados. (Água Ultra Pura Farmacêutica-Ricardo Marinho R. Vieira, 2004).
A experiência operacional tem mostrado que a água produzida por deionização ou desmineralização, filtração ou radiação ultravioleta, não atende aos estritos requisitos