historia de juiz de fora
A origem da cidade de Juiz de Fora se encontra , fazendo uma relação com a história do Brasil , na época da mineração aurífera em Minas Gerais (séc XVIII). Para um melhor escoamento e tributação por parte do império foi então designado à Garcia Rodrigues Paes a abertura de um novo caminho que ligasse a região das minas ao Rio de Janeiro. Com uma maior circulação de produtos e pessoas foram assim sendo criados albergues e hospedarias na margem do caminho formando assim um pequeno povoado , dentre eles o de Santo Antônio do Paraibuna , que posteriormente seria a cidade de Juiz de Fora.
O novo caminho , além do escoamento do ouro permitia o do café , fazendo assim , nessa região uma expansão cafeeira e toda essa produção transformou a vila de Santo Antônio do Paraibuna num núcleo urbano da região .
Além do caminho novo foi instaurada a Estrada União Indústria com objetivo de encurtar a viagem entre a corte e a província de minas e então juiz de fora recebe a primeira leva de imigrantes alemães , mão de obra especializada para a construção da estrada.
Com a atividade cafeeira desgastada na segunda década do século XX , Juiz de Fora passa a se sustentar em outras atividades como a indústria. Sendo uma cidade com prosperidade , Juiz de Fora , no aspecto cultural , rompe com a cultura colonial e se agrega aos moldes europeus , influenciada pelo dinamismo do Rio de Janeiro e pela modernização capitalista . O antigo conservadorismo católico também é deixado de lado nessa época.
Já nos anos 60 ,foi criada a Universidade Federal de Juiz de Fora , que trouxe muitos empregos e estudantes , aumentando assim o consumo de bens e serviços. Nesta época também JF passa por um crescimento populacional e uma urbanização desorganizada , que reflete até nos dias atuais.
Vinícius Martins de Souza