historia de Israel
No livro, o autor explica de forma emblemática, acontecimentos passados e relatados na Bíblia, especificamente no cânon Gênesis. A história começa com a criação do universo, esquadrinhando-se o homem no centro da criação, explicando que Adão e Eva tiveram três filhos nomeados Abel, Caim e Sete. Porém Caim matou Abel, fazendo com que Sete fosse o escolhido por Deus para gerações futuras. Entretanto, passaram-se anos para geração de Sete acreditarem no Deus criador. Todavia, Noé descendente de Sete, foi escolhido para sobressair diante do dilúvio que surgiria.
Embora a humanidade tivesse si religado a Deus, algumas povoações ainda não acreditavam no único Senhor Criador. Veja que, as três sociedades mais conhecidas da era patriarcal (Mesopotâmia, Egito e Canaã) não tinham fé no Senhor único, logo que eram politeístas. Assim, Deus inspirou Abrão (Abraão) para santificar a humanidade. Sem perder o foco em Deus, os descendentes de Abraão, primeiramente Isaque, logo após Jacó (que virou Israel), santificaram-se diante do Senhor.
No entanto o terceiro e quarto capitulo, o autor dar ênfase a cidade de Israel. Relatando o novo reino, que foi estabelecido com força e grandeza, recuando-se ao Egito como um país politeísta. Com o Êxodo, Israel abandonou a escravidão durante o segundo milênio A.C., nesse período teve a queda da cidade de Jericó.
Logo surgiu Moisés para confrontar o faraó, e abolir com o reinado de terror aos escravos. Intervindo na futura aliança entre Deus e Israel, que foi renovada, com a libertação do povo israelita. Daí sua obra propõe os calendários anuais dos países envolvidos.
O autor Samuel J. Schultz, explica em sua obra, determinadas pontos bíblicos, juntando seus cânones e fazendo com que o leitor ativo, note a história do povo israelita. Assim, o leitor identifica uma nova perspectiva, a partir da mudança de sua