Historia de Goiânia
A história de Goiânia começa com as primeiras idéias de mudança da Capital em 1753. Proposta por Dom Marcos de Noronha.
Em 1830 Miguel Lino de Morais, propôs a mudança da Capital para a região do Tocatins, pois devido ao termino do ciclo do ouro, na Capital de Goiás não se construía mais de uma casa por ano.
Em 1863, o asunto foi retomado pelo governador Jose Vieira, que discutia sobre as dependências somente do ouro, e afirmava que com a criação de gados e com a agricultura bastava para a melhoria da Capital.
Essa discussão proseguiu durante varios anos, a constituição do Estado passou por duas reformas (1898 e 1918) mais somente com a revolução de 30, em 1933, que Pedro Ludovico Teixeira, tomou as devidas providências a respeito da edificação da cidade.
Seu principal objetivo era a expanção hacia o Oeste, pelo motivo de que ali havia muitas terras desocupadas. Sendo assim, somente possivel com uma infraestrutura que ligasse o Centro-Oeste ao Sul do País. Suas medidas adotadas foram: a mudança d capital, a construção de estradas internas e a reforma agrária.
PLANEJAMENTO
Em 20 de dezembro de 1932, criou-se uma comissão encarregada de escolher o local onde seria construida a nova capital. A resposta foi que deveria ser implantado na localidade de Campinas, o atual bairro de Campinas.
Pouco mais de seis meses depois, Pedro Ludovico, concedeu a elaboração do projeto ao urbanista Atílio Corrêia Lima. Seu plano de projeto era organizar a cidade em sintonia com a topografia, a necessidade de tráfego e o zoneamento aliando a isso o traçado da urbanística barroca. Projetou a cidade com os setores Central, Norte, Sul, Leste Universitário e Oeste, com bosques e parques. Dois anos depois aparece Armando Godó, sua atuação se deu em 2 etapas, a revisão do projeto inicial, remodelando e reduzindo a zona comercial, e a ampliação e expansão do setor Sul dentro dos principios de cidade-jardim. Buscou como modelo para a viabilidade da construção para a