historia de empresa
Gestores de Projetos competentes aplicam consistentemente seus conhecimentos em gerenciamento de projetos e comportamentos pessoais para aumentar a probabilidade de entregar projetos que atendam aos requisitos dos ‘stakeholders’. Gerentes de projetos trazem juntos conhecimentos, habilidades, características pessoais e atitudes focadas na entrega de um projeto.
Os gerentes de projeto devem ter as seguintes competências, além de liderar o projeto:
-Ter compreensão geral da tecnologia envolvida no projeto;
-Ter habilidades interpessoais que promovam um ambiente cultural para a equipe e para os stakeholders do projeto, de modo a refletir confiança, lealdade, comprometimento e respeito;
-Compreender os processos gerenciais e suas aplicações ao projeto;
-Ter visão do contexto “sistêmico” do projeto;
-Ser capaz de tomar e implementar decisões acerca do projeto;
-Ser capaz de produzir os resultados desejados no projeto.
De forma geral, o gerente de projeto é colocado na literatura como o grande responsável pelos resultados do projeto e, em última análise, pelo seu sucesso. É ele (ou ela) o(a) responsável pela integração das pessoas e de todos os processos que acontecem dentro do projeto. Sua competência em atuar tanto como líder quanto como gerente de projeto depende do seu conhecimento, suas habilidades e suas atitudes pessoais.
1. Habilidades interpessoais: Liderança, desenvolvimento de equipes, motivação, comunicação assertiva, percepção política e cultural, negociação e gestão de conflitos são exemplos de características desejadas para o gestor de projetos.
2. Conhecimento e prática em GP: Vivência em ambientes com projetos de diferentes complexidades, participação em escolhas de portfólios, aplicação de técnicas e ferramentas de Gestão de Projetos são competências que devem ser continuamente aperfeiçoadas.
3. Conhecimento e prática de gerência em geral: ROI, payback, rentabilidade do projeto para a