Simulado Geografia
22. (UFES)
Brasis: diversidade
O “desenvolvimento” da Amazônia tem-se caracterizado por políticas, projetos e ações impostos de fora pelo poder central, combinado a poderosos grupos econômicos transnacionais e a grupos privados regionais, que criam riquezas voláteis e empregos precários na região, desestabilizando-a. A lista é longa. Para ficar nas últimas décadas, mencionamos a mineração; o complexo hidrelétrico/mineral/siderúrgico (Pólo Carajás); a agroindústria; as milhares de madeireiras; as terras raras do Noroeste da Amazônia brasileira; a pecuária extensiva; a exportação de animais silvestres; o extrativismo de madeiras e essências (pau-rosa); a pesca industrial; a Zona Franca de Manaus; os projetos de colonização. No período mais recente, assistimos ao avanço da fronteira agrícola, com a expansão da produção de soja, expansão esta acompanhada pela abertura de hidrovias e estradas.
(Le Monde Diplomatique Brasil, abril, 2008. Adaptado.) Sobre a mineração na Amazônia, citada no Texto III, é CORRETO afirmar que
a) a Serra do Navio se destaca na produção de bauxita.
b) o estado de Rondônia se destaca na produção de cassiterita.
c) o estado de Roraima é o principal produtor de estanho.
d) o Projeto Jari, no Amapá, caracteriza-se pela extração de manganês.
e) o Quadrilátero Ferrífero é a principal área de produção de manganês.
33. (FUVEST) Em se tratando de commodities, o Brasil tem papel relevante no mercado mundial, graças à exportação de minérios. Destacam-se os minérios de ferro e de manganês, bases para a produção de aço, e a bauxita, da qual deriva o alumínio. A relação entre minério e sua localização no território brasileiro está corretamente expressa em:
Minério
Localização geográfica
a)
ferro
Quadrilátero Ferrífero
(Planalto da Borborema)
b)
ferro
Serra dos Carajás
(Planalto das Guianas)
c)
bauxita
Vale do Trombetas
(Serra do Espinhaço)
d)
manganês
Maciço do Urucum
(Pantanal Mato-Grossense)