historia das artes
Para além da casa, ainda se encontram as Galerias de Diogo de Macedo. Estas foram inauguradas em 1975 e encontram-se num edifício ao lado da Casa-Museu Teixeira Lopes.
Inicialmente, no exterior, encontramos um espaço juntamente com um jardim, onde se pode ver claramente uma produção escultórica de Teixeira Lopes, tal como as Artes Decorativas e de Pintura Portuguesa e Estrangeira de finais no século XIX e inícios do século XX. Estas revelavam as tendências da época e transmitiam a sensibilidade estética do Mestre.
Após as informações dadas sobre Teixeira Lopes, entramos na Casa-Museu do mesmo. No interior, encontramos várias divisões com réplicas de obras de Teixeira Lopes e até mesmo obras oferecidas pelos seus amigos/familiares. O que se destaca não são só as obras, como também a existência de uma sala destinada a exposições temporárias, cujo espaço é aberto ao público.
A seguir, foi-nos dado conhecimento sobre Diogo de Macedo. Este nasceu no ano de 1889, em Vila Nova de Gaia, e morreu em Lisboa, em 1959. Estudou na Academia de Belas-Artes do Porto. Foi para Paris e estudou nas Academias Livres de Montparnasse. Nesta cidade conheceu Rodin e Modigliani, cujas obras foram uma fonte de inspiração para o seu trabalho como escultor e desenhador.
Nas Galerias de Diogo de Macedo, foi possível apreciar várias exposições, tais como as temporárias e as de Aureliano Lima.
Para além destas, também se assiste a um conjunto de Pintura Modernista, onde se destaca a qualidade artística e a importância dos variados artistas, tais como Almada Negreiros, Amadeo Sousa Cardoso, Carlos Botelho, Eduardo Viana, entre outros.
Além disto, foi possível apreciar Artes Decorativas, onde podemos encontrar exemplares de mobiliário, marfins indo-portugueses e figuras de presépio atribuídas às oficinas de Machado de Castro.
Para concluir, encontramos