hormonas vegetais
ÁGUA
Disciplina: Educação Física
Prof. Paula Neves
Trabalho realizado por:
João Diogo Ventura nº12, 10ºC
O que é?
Os saltos para a água ou saltos ornamentais são uma
derivação da Natação, onde o objectivo é saltar de uma plataforma elevada em direcção à água executando movimentos estéticos durante a queda. Esta é uma modalidade que exige muita técnica, flexibilidade, força, coragem e muito treino.
História
A história dos saltos ornamentais tem origem na Grécia
Antiga, praticada pelas comunidades litorâneas, em que os habitantes saltavam de rochedos, mergulhando para o fundo das águas. A partir daí este desporto foi evoluindo até como o conhecemos, em que os atletas atiram-se de pranchas a 10 metros de altura (existem mais pequenas) para piscinas.
Movimentos Básicos
A característica básica deste desporto é o ato de o atleta
lançar-se em grau, isto é, para cima e para frente. Por mais variado que seja o salto, existem os movimentos e posições básicas que um saltador deve executar. Pela descrição física do movimento propriamente dito, o atleta parte sempre de uma posição inicial erguida, flexiona os joelhos ou os braços, e lança-se com a maior força que conseguir atingir, reerguendo-se ao ar.
Movimentos Básicos
Apesar
de esta modalidade possuir uma extensa variante de saltos, que se juntam em um número cada vez maior de possíveis realizações, existem seis grupos deles. Os saltos para a frente, de costas, ponte pé lua, revirado, parafuso e equilíbrio.
Movimentos Básicos
Tabela de Movimentos Básicos
Grupos
Movimentos
1- Para Frente
O atleta fica de frente para a prancha e faz uma série de rotações em direção à água, sem mudar a posição de chegada, que será de frente .
2-De Costas
O atleta posiciona-se no final do trampolim de costas para a água e sua direção da rotação é sempre para longe a partir da plataforma.
3-Ponte lua pé
a Saída de frente para a água e