Historia Da TOYOTA
Como muitas empresas, que deixaram uma marca na história, a Toyota foi formada com base em um conjunto de valores e princípios que têm suas raízes nas origens da empresa no Japão.
A história Toyota começa no final do século XIX, quando Sakichi Toyoda inventou o primeiro tear automático, revolucionando a indústria têxtil. Impulsionada pelo sucesso de seus teares, em 1907 fundou a empresa Toyoda Automatic Loom Works, tornando-se um fabricante líder. Cativado pela indústria automobilística a incipiente em 1929 Sakichi vendeu seus direitos de patentes teares para a empresa britânica Platt Brothers e investir essas receitas no desenvolvimento do primeiro veículo Toyota.
Kiichiro Toyoda, filho de Sakichi, realiza pesquisas em motores de combustão interna a gasolina, e em 1932 fundou a Divisão Automotiva da Toyota Automatic Loom Works. Finalmente, em 1937, Kiichiro produziu o primeiro protótipo de carro e lança as bases de Toyota Motor Company Ltd.
Depois da guerra, a Toyota se tornou a maior fabricante de veículos do Japão com uma cota de mais de 40% do mercado. A estratégia de crescimento da Toyota foi impulsionada pela sua inserção no mercado internacional. Produção de veículos fora do Japão começou em 1959 em uma pequena fábrica no Brasil, e continuou com uma crescente rede de instalações industriais em todo o mundo, alcançando o reconhecimento mundial durante os anos sessenta, com a instalação de plantas industriais e centros de desenvolvimento em Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.
O "Sistema de Produção Toyota" é um dos principais legados da Toyota. Tornou-se conhecido como TPS em 1970, mas foi estabelecido muito antes por Taiichi Ohno. Com base nos princípios da Jidoka e Just-in-time, o sistema é um fator chave na redução de estoques e defeitos nas plantas de Toyota e seus fornecedores. O TPS, com sua ênfase na melhoria contínua e valor do compromisso do empregado, é considerado pela indústria automotiva como um verdadeiro benchmark.