historia da páraiba
Apossado o Brasil pelo estado português, as terras hoje paraibanas foram nas primeiras décadas do século XV afloradas por elementos interessados no comércio de Pau-brasil. Em 1534, constatou a metrópole que somente o povoamento e colonização de seus domínios americanos lhes dariam rendimentos e evitariam a perda dessas posses territoriais para outras potencias europeias. Portugal então, implanta a sua primeira política territorial na América, instituindo o sistema de capitanias hereditárias.
Do rio santa Cruz (Igaraçu/hoje PE) até a baía da traição, recortou-se a capitanias de Itamaracá, doada a Pero Lopes de Souza. Entra 1537, quando o donatário tomou posse, e a década de 70, quando verdadeiramente se inicia a real conquista da Paraíba, o território teve vários administradores, mas permaneceu uma área pouco cuidada por parte da metrópole, sendo constantes os confrontos entre a população nativa (Potiguaras, no litoral sul) e os portugueses ali instalados. Essa situação de abandono facilitava o hominizio de elementos infratores, fugidos da vizinha capitania de Pernambuco, ensejando instabilidade e insegurança e ameaçando o projeto de colonização, que nessa ultima capitania em desenvolvimento com boas perspectivas.
Razão pela qual o território foi desmembrado de Itamaracá, com a criação da capitania real da Paraíba por decreto lei em 1574, redefinindo seus limites ao sul pelo rio Abiaí e mantendo-se os seus limites ao norte nas cercarias da Baía da Traição. Foram necessários onze anos e inúmeras expedições irradiadas a partir do governo geral instalado na Bahia, até que se incorporasse o território paraibano a coroa lusa, com a fundação em 1585 da cidade de Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa. A conquista foi sangrenta devido a resistência oferecida pelos indígenas, notavelmente oferecida pelos Potiguaras, articulados com os franceses que frequentavam a costa paraibana traficando pau- brasil, madeira na qual o território tinha em