historia da psicologia
RA: 56451601
Trabalho História da psicologia:
Descartes
Kant
Nietzsche
Hume
Bacon
São Jose do Rio Preto
2015
René Descartes: Foi um filosofo, físico e matemático francês. Durante a Idade Moderna, também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius.
Destacou-se por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria, o que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva seu nome. E por fim se tornou uma das figuras chave na revolução cientifica.
Descartes é considerado o primeiro filosofo moderno. Foi ele quem criou o método cartesiano, que consiste no ceticismo metodológico. Ele insistia na dúvida, só se pode dizer que existe aquilo que puder ser provado, sendo o ato de duvidar indubitável. Sendo assim Descartes busca provar a existência do próprio eu (daí surgiu a frase “penso logo existo”) e de Deus.
Immanuel Kant: Foi um filosofo puríssimo, considerado o ultimo filosofo da era moderna. Operou na epistemologia, uma síntese entre o racionalismo continental (onde impera a forma de raciocínio dedutivo) e a tradição empírica inglesa (que valoriza a indução).
Kant ficou conhecido pela elaboração do denominado idealismo transcendental, todos nós trazemos formas e conceitos a priori (aqueles que não vêm da experiência) para a experiência concreta do mundo, os quais seriam de outra forma impossíveis de determinar. Em A crítica da razão pura, afirma que o homem só tem acesso as coisas tais como se apresentam para ele: a isto ele chama “fenômeno”. “Só podemos analisar os objetos a medida em que eles se apresentam”.
Kant tem duas fases de pensamentos, a fase pré-critica, onde ele pega o pensamentos de Descartes de racionalismo dogmático, e depois que ele passa a conhecer os pensamentos de David Hume, ele começa a repensar muitas coisas, entrando na fase crítica, ele tenta entender o limite da razão e o limite da