Historia da Psicologia
Psicóloga:
Sexo:
Idade:
Instituição e ano
Área de atuação profissional atual:
Vida Profissional
Como percebe as oportunidades de trabalho em Fortaleza (no Ceará) para o recém-formado na nossa profissão.
R: Na área na qual atuo é concorrida, mas não falta emprego. Já na área organizacional que atuava antes as oportunidades são inúmeras.
As principais atividades que desenvolve como psicóloga.
R: Trabalho no CRAS(Centro de Referencia da Assistência Social), ao chegar a família ou individuo, faço um acolhimento, que vem a ser, arrecadar dados, informações, em seguida faço uma analise da situação e dependendo do caso faço encaminhamento para um área especifica, faço atividades de acompanhamento com famílias carentes, com idosos, gestantes, deficientes, faço orientação com relação aos direitos humanos, saúde, meio ambiente, medidas sócio educativa, trabalho bastante a questão de vínculos familiares.
As principais facilidades e dificuldades que você encontrou na graduação em psicologia que ajudaram ou dificultaram, a atuação profissional atual.
R: Tive dificuldade quando terminei pra atuar na parte social, graduação de psicologia na Unifor no tempo no qual me formei era um curso mas voltado para a área clinica, um curso bastante teórico, sem muita informação na parte social, quando entrei no mercado de trabalho na parte social, foi bastante diferente o contato direto com as pessoas facilitaram bastante, fui aprendendo sozinha dia a dia.
Importância do estudo da historia da psicologia para o exercício da profissão.
R: Bastante importante, para entendermos como tudo surgiu, de onde surgiu para entender a forma como foram realizados vários processos, esclarecer e ensinar, dar base para as disciplinas posteriores.
Opinião de como a sociedade compreende o papel do psicólogo na área de atuação.
R: A compreensão é muito pouca, a visão que se tem é que vou fazer analises